Acerca de mim

Sou o Fábio tenho 19 anos e estou a tirar o curso de Animação Socio Cultural o qual estou a gostar bastante. Gosto de estar com a minha família e amigos.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Descrição e Fundamentação do Projecto

O nosso projecto, em que o grupo é constituído pelos elementos Fábio Cruz, Eromárcia Batista e Helena Santos, “Múltipla Escolha” consiste na divulgação de Cursos Profissionais (Curso de Turismo, Secretariado, Gestão, Informática e Animador Sociocultural.)
Após a realização de inquéritos aos alunos de nono ano (ver anexo 1), encontrámos um ponto de interesse conhecer os cursos profissionais (ver anexo 2).
A decisão final do grupo e, tendo em conta o ponto de interesse encontrado, passou por convidar, um aluno de cada curso profissional existente na Escola Secundária Damião de Goes, para divulgar o seu curso pois assim ficamos certos que os alunos têm uma noção do que são os cursos profissionais para que servem, como funcionam e consequentemente terão uma melhor decisão na hora certa.
Segundo o website, da RTP publicado às 7:30 de 19 de Junho, http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Ministra-da-educacao-premeia-alunos-e-alerta-para-importancia-de-cursos-profissionais.rtp&article=227406&visual=3&layout=10&tm=8, Maria de Lurdes Rodrigues a antiga ministra da educação diz que “Os cursos profissionais, que têm sido desvalorizados, representam um futuro mais aberto para os jovens e uma preparação adequada para aquilo que são os seus anseios.” Acrescenta ainda que “Os cursos profissionais têm sido uma mais valia para as escolas, para os alunos e oportunidades no mercado de trabalho"
Os direitos sociais, surgem no final do século XX, e a sua função é garantir certas “regalias” com condições mínimas de bem-estar social e económico que possibilitem aos cidadãos usufruir plenamente do exercício dos direitos civis e políticos.
Os direitos sociais não têm por objectivo eliminar por completo as desigualdades sociais e económicas e as diferenças de classe social. Existem vários de tipos de Direitos Sociais, oito direitos sociais: a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a protecção à maternidade e à infância, a assistência aos desempregados.
O direito que iremos abordar no nosso trabalho é o direito à educação, porque que eles percebem que têm direito à educação e esse direito passa por divulgar e informar os alunos sobre os cursos profissionais que existem nas escolas.
Segundo a Constituição da Republica Portuguesa, CAPÍTULO II Direitos e deveres sociais Artigo 70.º ponto 1 alínea a)
Juventude
1. Os jovens gozam de protecção especial para efectivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente: a) No ensino, na formação profissional e na cultura; e CAPÍTULO III
Direitos e deveres culturais Artigo 73.º Educação, cultura e ciência ponto 1
1. Todos têm direito à educação e à cultura.

Sem comentários: