Acerca de mim

Sou o Fábio tenho 19 anos e estou a tirar o curso de Animação Socio Cultural o qual estou a gostar bastante. Gosto de estar com a minha família e amigos.

sábado, 9 de outubro de 2010

Tipos de Desemprego e Efeitos do Desemprego

As diversas causas de desemprego reflectem-se nos vários tipos de desemprego

Desemprego Técnológico
Prende-se com uma das causas estruturais.
É a consequência das aleterações tecnológicas introduzidas nos processoas educativos.
Afecta sobretudo trabalhadores adultos, particularmente os de idade mais avançada, pois a sua qualificação profissional deixa de ser necessária.

Desemprego Cíclico
É o resultado dos períodos de crise( recessão) que ciclicamente afectam  a actividade económica.

Desemprego repetitivo
 É o que se verica em classes pouco qualificadas, académica e profissionalmente,e que por isso mesmo veêm-se na contingência  de mudar muitas vezes de emprego, pois encontram-se  em situação de grande precariedade  quer quanto tipo de contrato de trabalho que têm- contractos a curto prazo, contractos para trabalho em part-time, contractos de prestação de serviços ( recibos verdes)- quer quanto a condições de trabalho e regalias.

Desemprego de Longa Duração
Está sobretudo liagado com as causas estruturais.
Qualquer mudança estrutural é uma mudança a longo prazo, por isso é necessário tempo para que os agentes ecóminicos se acomodem às novas estruturas económicas(reconversão das indústrias, requalificação da mão-de-obra) e volte assim a haver equílibrio entre a oferta e a procura de emprego.

Desemprego Sazonal
Verifica-se em certas actividades que não têm um ritmo constante de produção em certas actividades que não têm um ritmo constante de produção e que apresentam necessidades de mão- de- obra em certas épocas do ano.
Estas actividades provocam, durante a época baixa, um desemprego que desaparece automaticamente no ciclo contrário . É o caso das actividaes agrícolas fora da época das sementeiras e colheitas, da construção cívil no Inverno e do turismo.

Desemprego Voluntário
Prende-se com razões pessois do trabalhador: mudança de residência entre localidaes distantes,opção da mulher ficar em casa a cuidar dos filhos, mudança de actividade por insatisfação,etc.

Efeitos do Desemprego

  1. O Desemprego constituí um encargo para a sociedade, já que  sendo indemnizado, pesa sobre a população activa e empresas uma vez que são elas  que pagam os impostos e contribuíções de onde sai esse dinheiro.
  2. O Desemprego tende a provocar a subida de preços, uma vez que os desempregados, não contribuindo, para a produção e continuando a consumir, tornam os bens mais escassos, aumentando o seu valor de troca.
  3. O Desemprego quando elevado, proporciona o surgimento de um mercado negro de trabalho, na medida em que em que os desempregados veêm baixar os seus rendimentos, apesar dos subsidiados, e por isso dispõem-se a aceitar que empresas pouco escrupolosas, na ânsia de reduzirem os seus encargos sociais, os contratem para trabalhar em situação ilegal.

1 comentário:

Margarida disse...

Não indica a bibliografia.