Acerca de mim

Sou o Fábio tenho 19 anos e estou a tirar o curso de Animação Socio Cultural o qual estou a gostar bastante. Gosto de estar com a minha família e amigos.

sábado, 9 de outubro de 2010

Fordismo e Taylorismo

Em 1911, o engenheiro norte-americano Frederick W. Taylor publicou “Os princípios da administração científica”, ele propunha uma intensificação da divisão do trabalho, ou seja, fracionar as etapas do processo produtivo de modo que o trabalhador desenvolvesse tarefas ultra-especializadas e repetitivas. Diferenciando o trabalho intelectual do trabalho manual. Fazendo um controle sobre o tempo gasto em cada tarefa e um constante esforço de racionalização, para que a tarefa seja executada num prazo mínimo. Portanto, o trabalhador que produzisse mais em menos tempo receberia prêmios como incentivos. Fordismo O norte-americano Henry Ford foi o primeiro a pôr em prática, na sua empresa “Ford Motor Company”, o taylorismo. Posteriormente, ele inovou com o processo do fordismo, que, absorveu aspectos do taylorismo. Consistia em organizar a linha de montagem de cada fábrica para produzir mais, controlando melhor as fontes de matérias-primas e de energia, os transportes, a formação da mão-de-obra. Ele adotou três princípios básicos;
1) Princípio de Intensificação:
Diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado.
2) Princípio de Economia: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação.
3) Princípio de Produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais e o empresário tem maior produção.


http://pt.shvoong.com/social-sciences/1674951-taylorismo-fordismo/
Data da consulta: 9/ de Outubro de 2010



Opinião do Aluno relacionado com a Asc:
Este trabalho foi bom no antigamente mas penso que já nao fazia sentido aplicar-se ao animador porque cadea vez mais existe a especialização de cada profissão  e em particular do animador.
Os animadores especializam-se  cada vez mais em vários domínios da animação sociocultural.
E na minha opinião é bom que cada animador tenha a sua especilização para assim contribuir para ajudar a sociedade.

1 comentário:

Margarida disse...

O seu comentário é contraditório. Diz que "bom no antigamente mas penso que já nao fazia sentido aplicar-se ao animador" para logo a seguir dizer que "Os animadores especializam-se cada vez mais em vários domínios da animação sociocultural."